Guias de Transporte – Instruções de Preenchimento

O preenchimento da guia de transporte deve obedecer aos procedimentos de acordo com o tipo de guia.

Guia Ibérica
Guia EMS Internacional
Guia EMS Economy

Consulte um exemplo da Guia de Transporte Ibérica

A preencher pelo Cliente - Remetente:

1. LOCAL DE CARGA - Preencher o local de origem do envio.
2. LOCAL DE DESCARGA - Preencher o local de destino do envio.
3. INSTRUÇÕES DO REMETENTE - Para preencher com informação que o remetente considere pertinente.
4. TIPO DA MERCADORIA - Assinalar com uma cruz (x) o tipo de mercadoria a enviar.
5. DESCRIÇÃO DO ENVIO - Deve descrever o conteúdo d(os) envios a transportar, com informação do valor comercial do envio, quantidade de objetos (nº de vol.), o peso total (em kg) e as respetivas dimensões (em cm - Comprimento x Largura x Altura).
6. SUJEITO A REGIME JURÍDICO DE BENS DE CIRCULAÇÃO - De acordo com a lei Portuguesa em vigor, alguns dos bens que circulam com a CTT Expresso tem de ter identificado o o código de autoridade tributária (da responsabilidade do expedidor). Mais informações.
10. REMETENTE (quem envia) - Colocar o nome, a morada completa, o nº de telefone e o e-mail.
11. DESTINATÁRIO (quem recebe) - Colocar o nome, a morada completa (incluindo o país de destino: Portugal ou Espanha), o nº de telefone e o e-mail.
12. Nº DE CLIENTE - Deve preencher os dados de cliente (caso seja cliente com contrato) para que se consiga faturar devidamente o envio.
13. Nº DE CONTRATO - Deve preencher os dados de cliente (caso seja cliente com contrato) para que se consiga faturar devidamente o envio.
14. REF. CLIENTE - Caso o cliente remetente possua referência de cliente, pode indicá-la neste campo.
15. SERVIÇOS ESPECIAIS - Assinalar as opções pretendidas e em caso de cobrança indicar o valor a cobrar.
16. LOCAL, DATA, ASSINATURA DO REMETENTE - O expedidor deve preencher o nome, a data e assinar a guia como prova de aceitação das condições de transporte em vigor.

A preencher nas Lojas CTT aceitantes ou pelos serviços de distribuição (na recolha do envio):

7. PREÇO DO SERVIÇO - Será preenchido o valor total do serviço e assinalado o seguro especial com o respetivo valor segurado, no caso do remetente optar por este serviço.
8. RESERVAS E OBSERVAÇÕES DO TRANSPORTADOR - A preencher no caso de existir algo a declarar. Deve ser assinado pelo responsável de atendimento, com a indicação de data e hora.
16. DESPACHO ÚNICO ADUANEIRO (DUA)- A preencher caso o envio tenha destino nas ilhas Canárias, ou nos territórios de Ceuta, Melilla e Gibraltar. Todos os envios para estas localidades estão sujeitos a controlo alfandegário e ao pagamento de um serviço adicional (DUA).

A preencher pelo Destinatário:

9. RESERVAS E OBSERVAÇÕES DO TRANSPORTADOR - A preencher no caso de existir algo a declarar. Assinatura de quem receciona o envio, com indicação da data, hora de receção.

NOTAS
- Para cada um dos produtos ibéricos existe uma guia de transporte (10, 13, 19 e 48).
- Nos envios com destino a Espanha, não são aceites entregas em apartados.

Consulte um exemplo da Guia de Transporte EMS Internacional

A preencher pelo Cliente:

Nº DE CLIENTE. CUSTOMER  NUMBER e Nº DE CONTRATO. CONTRACT NUMBER - Para que se consiga faturar devidamente (no caso de clientes com contratro).

TIPO DE PRODUTO. PRODUCT TYPE - Assinalar o conteúdo do envio.

DESCRIÇÃO DO ENVIO. GOODS DESCRIPTIONS - Deve descrever a natureza da mercadoria (indicando o valor, o nº de volumes, o peso bruto e as dimensões). 

REMETENTE. SENDER -  Colocar o nome, a morada completa do remetente, o telefone e e-mail de contacto. 

DESTINATÁRIO . RECEIVER - Colocar o nome, a morada completa do destinatário (incluindo o país de destino), o telefone e e-mail de contacto. 

PAÍS DE ORIGEM DA MERCADORIA . COUNTRY OF ORIGEN OF MERCHANDISE- Indicar a origem do envio.

ACEITAÇÃO DAS CONDIÇÕES . CONDITIONS AGREEMENT -  O expedidor deve preencher o nome, a data e assinar a guia como prova de aceitação das condições de transporte em vigor. 

A preencher pela Loja CTT aceitante ou pelo serviço de distribuição (na recolha do envio):

TAXAS . TAXES - Custo do transporte de acordo com a tabela aplicável.

ACEITAÇÃO . RECEPTION - Informação de hora, data e carimbo da Loja CTT.

Condições de Utilização:

EXPORTAÇÃO

Para facilitar o cumprimento das formalidades aduaneiras e garantir a rapidez desejada na entrega dos envios, deverá ter em conta os seguintes aspetos:

  • IDENTIFICAR O DESTINATÁRIO E O REMETENTE CORRETAMENTE E DE FORMA LEGÍVEL, de preferência em letras maiúsculas;
  • NÃO UTILIZAR ENDEREÇOS COM INDICAÇÃO DE APARTADO, CAIXA POSTAL, BOÎTE POSTALE, P.O.BOX OU POSTFACH;
  • INDICAR O Nº DE TELEFONE DO DESTINATÁRIO, sempre que possível;
  • INDICAR O CONTEÚDO DO OBJETO EM INGLÊS;
  • UTILIZAR A SAQUETA PARA DOCUMENTOS, disponível gratuitamente nas Lojas CTT, nos envios de documentos com peso inferior a 500g.
  • INCLUIR A RESPETIVA FATURA NOS ENVIOS DE MERCADORIAS. No caso da mercadoria a enviar se destinar a uma exportação temporária (participação em exposição ou feira, reparação no estrangeiro, etc.) deve contactar antecipadamente o nosso despachante através dos seguintes contactos.

IMPORTAÇÃO

O EMS Internacional beneficia de um regime acelerado de despacho alfandegário. O destinatário do EMS Internacional não tem necessidade de se deslocar à alfândega para desalfandegar as suas mercadorias.

O desalfandegamento aduaneiro realiza-se habitualmente num prazo de 24 horas, sendo as mercadorias entregues ao destinatário no próprio dia ou no dia seguinte (conforme o destino) contra o pagamento dos respetivos direitos aduaneiros.

Consulte um exemplo da Guia de Transporte EMS Economy

A preencher pelo Cliente:

Nº DE CLIENTE . CUSTOMER NUMBER e Nº DE CONTRATO . CONTRACT NUMBER - Preencher os dados de cliente, para que se consiga faturar devidamente o envio (no caso de clientes com contrato).

DESIGNAÇÃO DETALHADA DO CONTEÚDO INCLUINDO O CÓDIGO PAUTAL, SE CONHECIDO . ITEM  LIST OF CONTENTS, INCLUDING STAT N., IF KNOW - Deve descrever a natureza da mercadoria (indicando o código pautal, o peso bruto e o valor em €).

PAÍS DE ORIGEM DA MERCADORIA . COUNTRY OF ORIGEN OF MERCHANDISE- Indicar a origem do envio.

REMETENTE - NOME E MORADA . SENDER - NAME AND ADDRESS - Colocar o nome, a morada completa do remetente, o telefone e e-mail de contacto.

DESTINATÁRIO - NOME E MORADA . RECEIVER - NAME AND ADDRESS - Colocar o nome, a morada completa do destinatário (incluindo o país de destino), o telefone e e-mail de contacto.

REMETENTE . SENDER // ASSINATURA . SIGNATURE // DATA . DATE -  O expedidor deve preencher o nome, a data e assinar a guia como prova de aceitação das condições de transporte em vigor.

(zonas com fundo branco na guia de transporte)

A preencher pela Loja CTT aceitante ou pelo serviço de distribuição (na recolha do envio):

Os serviços de distribuição/Loja CTT devem preencher as informações de Aceitação e Taxas (Local de origem, Zona, Peso b. , serviços especiais, envios múltiplos, valor a pagar e marca do dia da Loja CTT de aceitação - Zonas com fundo cinzento na guia de transporte.

Condições de Utilização:

EXPORTAÇÃO

Para facilitar o cumprimento das formalidades aduaneiras e garantir a rapidez desejada na entrega dos envios, deverá ter em conta os seguintes aspetos:

  • IDENTIFICAR O DESTINATÁRIO E O REMETENTE CORRETAMENTE E DE FORMA LEGÍVEL, de preferência em letras maiúsculas;
  • NÃO UTILIZAR ENDEREÇOS COM INDICAÇÃO DE APARTADO, CAIXA POSTAL, BOÎTE POSTALE, P.O.BOX OU POSTFACH;
  • INDICAR O Nº DE TELEFONE DO DESTINATÁRIO, sempre que possível;
  • INDICAR O CONTEÚDO DO OBJETO EM INGLÊS;
  • UTILIZAR A SAQUETA PARA DOCUMENTOS, disponível gratuitamente nas Lojas CTT, nos envios de documentos com peso inferior a 500g.
  • INCLUIR A RESPETIVA FATURA NOS ENVIOS DE MERCADORIAS. No caso da mercadoria a enviar se destinar a uma exportação temporária (participação em exposição ou feira, reparação no estrangeiro, etc.) contactar antecipadamente o nosso despachante através dos telefones 21 839 43 97/8 e 21 839 43 08.