Documentação de Transporte

Os documentos de transporte obrigatórios dependem do destino do envio.

Todos os envios Expresso terão de se fazer acompanhar da guia de transporte corretamente preenchida, validada e assinada pelo expedidor, colada numa das faces visivel da embalagem.

Recomendamos também que sejam anexadas as faturas comerciais relativas aos bens enviados em todos os envios Expresso:

  • Transações de mercadorias entre empresas: No caso de se tratar do envio de amostras, brindes ou ofertas e não existindo fatura comercial deverá ser colocada uma fatura proforma. A fatura comercial deve ser colocada, em triplicado e dentro de uma saqueta plástica, no exterior da embalagem.
  • Envio de mercadorias entre particulares sem caráter comercial: Deverá ser feita uma Declaração de Valor em que o remetente declara um valor aproximado para a sua mercadoria. Esta declaração de valor deverá ser colocada em saqueta plástica no exterior da embalagem.
  • Envio de documentos: Não é necessário anexar fatura. No entanto este conteúdo deverá ser inequivocamente descrito na documentação de transporte.

Reforça-se a importância da fatura nos envios para destinos extracomunitários (para países e territórios fora da União Europeia), sujeitos ao controlo pelas autoridades alfandegárias. Saiba mais sobre os procedimentos aduaneiros.

Para outras questões relacionadas com este tema consultar menu sobre Regime Jurídico de Bens em Circulação.

Questões relacionadas