Dúvidas Frequentes

Quando a sua mercadoria chega a Portugal, quais os objetos sujeitos a Desalfandegamento/Controlo Aduaneiro?

Todos objetos postais que passem a fronteira quer no sentido de saída como no sentido de entrada estão sujeitos a controlo aduaneiro, no entanto apenas pagam taxas ou impostos os provenientes de países não Comunitários.

Quais as implicações desta nova Lei do Regime de Circulação de Bens?

De acordo com o Decreto-Lei 198/2012 de 24 de agosto, todos os bens em circulação transportados pela CTT Expresso, que sejam objeto de transações entre sujeitos passivos de IVA, necessitam obrigatoriamente de comunicação prévia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), a efetuar no momento de emissão informática dos documentos de transporte.

Qualquer coima aplicada à CTT Expresso, por ausência de documentação respeitante à comunicação com a Autoridade Tributária e Aduaneira, será da responsabilidade do cliente expedidor (o valor será imputado ao cliente).

Quantas tentativas de entrega tem o envio internacional?

Os envios internacionais podem contemplar mais do que uma tentativa de entrega, dependendo da situação e destino.

Que tipo de serviços presta a CTT Expresso?

A CTT Expresso presta serviços de logística integrada e distribuição de envios urgentes e encomendas prioritárias.

Onde posso solicitar uma recolha com a CTT Expresso?

A forma mais simples de solicitar uma recolha é através do site CTT Expresso, em Marcar e Pesquisar Recolhas, disponível na área Apoio ao Cliente.

Pode ainda agendar recolhas através dos seguintes canais:

  • Aplicação Customer Web Shipment
  • Linha CTT Expresso 707 200 118
  • E-mail - através do envio do formulário de marcação de recolha
  • Web Service

O que é o Click&Ship?

O Click&Ship é um aplicativo do site CTT Expresso, que permite de forma simples, rápida, segura e adaptada ao mercado do comércio online, a aquisição de envios e a marcação de recolha de encomendas, com pagamento online.

O que acontece em caso de não entrega? O destinatário é contactado? O objeto fica Avisado?

Em caso de não entrega o destinatário poderá ser contatado para agendamento de novas tentativas de entrega. A quantidade de tentativas de entrega está dependente do país de destino e dos regulamentos em vigor.

Em caso de dúvidas deve esclarecer através do email ems@cttexpresso.pt ou Linha CTT Expresso 707 200 118.

Posso adquirir um serviço de entrega expresso nos balcões dos CTT?

Sim, pode enviar encomendas Expresso através de todas as Lojas CTT disponíveis em Portugal.

O que é necessário para levantar fisicamente o objeto no despachante?

Suporte físico de toda a documentação referente ao objeto e identificação do cliente destinatário. 

Quem pode utilizar o Click&Ship?

O Click&Ship está disponível para todos os utilizadores do site CTT Expresso.

O que se entende por bens de circulação?

Para a Autoridade Tributária Aduaneira (AT), são todos os materiais que estejam fora dos locais de produção, transformação ou exposição nos estabelecimentos de venda, bem como bens encontrados nos veículos no ato de descarga ou transbordo ou bens expostos para venda em feiras e mercados.

Até que horas posso solicitar uma recolha para que seja efetuada no próprio dia?

Na maioria dos locais pode solicitar uma recolha para o próprio dia até às 16 horas, no entanto, está sempre dependente do local de origem do seu envio.

Horário de agendamento de recolhas por canal e por destino:

Canal/Localização Portugal Espanha Outros Países

Site

Aplicação Customer Web Shipment

Ficheiro FTP

16h / 13h

Dependente do código postal de origem*

12h 12h

Linha CTT Expresso

recolhas@cttexpresso.pt

707 200 118

12h 10h 10h

*consulte os Códigos Postais.

O que necessito para solicitar uma recolha no site?

Em www.cttexpresso.pt encontra no topo da página Apoio a Clientes / Marcar e Pesquisar Recolhas.

Para aceder tem de preencher a autenticação, com os dados: Nº Contrato, Nº Cliente e NIF.

Este serviço está disponível para clientes com contrato CTT Expresso.

Quais as vantagens de utilização do serviço de envios à cobrança CTT Expresso?

Para além de simplificar as relações comercias entre remetente e destinatário e o processo de venda à distância, o rigor nos procedimentos estabelecidos para a realização deste serviço, associado à idoneidade das empresas CTT Expresso e CTT conferem a este serviço uma elevada segurança. Está disponível para envios com destino em Portugal e Espanha.

Quais são os Artigos em que é proibida a sua exportação e que podem ser apreendidos? Qual o procedimento na apreensão de objetos?

Genericamente material suspeito de contrafação (Exemplo: relógios, malas, mat. desportivo), detetores de radar, metais preciosos, notas e moedas, joias, pedras e objetos valiosos. O material quando apreendido, será entregue às entidades competentes para dar seguimento aos procedimentos previstos na legislação Nacional. (ver Lista de Interdições por País e Lista de Interdições Geral)

Pode ainda consultar mais informação sobre as Interdições de Circulação por Via Postal.

Sou cliente contratual da CTT Expresso, posso utilizar o Click&Ship?

Sim, pode utilizar o Click&Ship. No entanto, clientes com vínculo contratual com a CTT Expresso, não podem usufruir das condições do contrato ao utilizarem o Click&Ship.

O que se entende por documentos de transporte?

São considerados documentos de transporte: a fatura, a guia de remessa, a nota de devolução, a guia de transporte, a etiqueta autocolante, a guia coletora, e os documentos equivalentes.

Quais são os Artigos em que é proibida a sua importação e que podem ser apreendidos? Qual o procedimento na apreensão de objetos?

Genericamente material suspeito de contrafação (Exemplo: relógios, malas, mat. desportivo), detetores de radar, metais preciosos, notas e moedas, joias, pedras, Medicamentos e objetos valiosos. O material quando apreendido, será entregue às entidades competentes para dar seguimento aos procedimentos previstos na legislação Nacional. (Mais informação consultar o site da DGAEIG).

Pode ainda consultar mais informação sobre as Interdições de Circulação por Via Postal. 

Posso seguir online o estado da meu pedido de recolha?

Sim em Marcar e Pesquisar Recolhas do site pode ter acesso não só às marcações de recolhas como à pesquisa de recolhas. Pode efetuar pesquisas por código de recolha, intervalo de datas ou o estado da recolha em conjunto com o intervalo de datas.

Quem é obrigado a comunicar os documentos de transporte?

Todas as empresas são obrigadas a comunicar os documentos de transporte excepto as que tenham um volume de negócios igual ou inferior a 100.000€.

Quais as vantagens do Click&Ship?

O Click&Ship permite aos utilizadores usufruírem de maior comodidade no envio das suas encomendas. A partir do conforto do seu lar, poderão comprar envios, com a máxima simplicidade e segurança, assegurando os mais elevados padrões de qualidade e excelência da CTT Expresso.

A rapidez e flexibilidade do Click&Ship pretendem garantir, com a máxima eficácia, o envio de uma encomenda para território ibérico e internacional e permitem a recolha no domicílio ou a entrega direta num dos mais de 1000 Pontos CTT.

Como posso saber o preço dos envios CTT Expresso?

Para informação dos preços dos envios pode fazer uma simulação do preço do envio através da funcionalidade do site Simular Preço

Quais são os artigos em que é condicionada/restringida a sua importação os quais podem ser apreendidos? Qual o procedimento na apreensão de objetos?

Animais vivos, produtos de origem animal, produtos alimentares, e outros, dependendo do país de origem e de destino. O material quando verificado, irá aguardar Desalfandegamento com Apresentação de Documentação necessária. Se não reunir as condições de importação será apreendido, destruído ou devolvido à origem. (ver Lista de Interdições por País e  Lista de Interdições Geral)

Quais são os Artigos em que é condicionada/restringida a sua exportação os quais podem ser apreendidos? Qual o procedimento na apreensão de objetos?

Animais vivos, produtos de origem animal, produtos alimentares, e outros, dependendo do país de origem e de destino. O material quando verificado, irá aguardar Desalfandegamento com Apresentação de Documentação necessária. Se não reunir as condições de importação será apreendido, destruído ou devolvido à origem. (ver Lista de interdições por país e Lista de interdições Geral)

Necessito preencher os dados do local de recolha de cada vez que marcar uma recolha?

Não. Os seus dados de cliente aparecem automaticamente preenchidos, pode no entanto alterá-los se assim o desejar em locais de recolha frequentes.

Como devo proceder para enviar a minha encomenda?

A simplicidade do serviço Click&Ship possibilita-lhe o envio de uma encomenda em apenas 4 passos:

1º - Aceda ao site da CTT Expresso, entre no Click&Ship e faça a simulação do preço do envio que pretende efetuar.

2º - Preencha todos os campos com a informação necessária para garantir o envio e selecione se pretende que a encomenda seja recolhida na sua morada ou se pretende entregar diretamente num dos mais de 1000 Ponto CTT.

3º - Aceite as Condições Gerais de Venda Click&Ship e as Condições Gerais de Transporte CTT Expresso e efetue o pagamento via cartão de crédito (Visa, Mastercard, MB Net).

4º - Após confirmação do pagamento serão disponibilizados os links para download da Fatura e da Documentação de Transporte na página Click&Ship. A Documentação de Transporte, em formato PDF, deverá ser impressa para garantir o envio.

NOTA: A Documentação de Transporte não deve ser colada na caixa. Os serviços de distribuição da CTT Expresso, asseguram a disponibilização de uma saqueta plástica para colocação dos documentos na caixa.

Como procedem caso a minha encomenda não seja entregue?

As entregas das encomendas são efetuadas na morada domiciliária indicada pelo remetente ou diretamente num Ponto CTT.

  • Entrega domiciliária - Caso não seja possível proceder à entrega na morada indicada, é deixada uma mensagem na caixa de correio e enviado um sms ao destinatário com informação da Loja CTT e prazo de levantamento do envio. Após 5 dias úteis, se a encomenda não for levantada na Loja CTT, será devolvida ao remetente.
  • Entrega direta num Ponto CTT - Caso o destinatário não levante a encomenda no prazo de 5 dias úteis, a mesma será devolvida ao remetente.

Quais os territórios pertencentes à U. E., que no entanto em termos fiscais (IVA) são considerados Extracomunitários estando sujeitos a Controlo Aduaneiro?

Alemanha (Buesingen), Espanha (Canárias, Territórios de Ceuta e Melilla, Andorra), França (Martinique, Guiana Francesa, Ilha da Reunião e Guadalupe), Grécia (Month Athos), Itália (San Marino e Vaticano), Reino Unido (Guernsey, Jersey, Ilha de Mann e Gibraltar).

No caso do transporte/envio efetuados pelos CTT, de quem é a responsabilidade de emissão e comunicação do documento de transporte devido?

A responsabilidade destas obrigações é sempre do cliente remetente não tendo os CTT intervenção no processo.

Quando compro na Internet que cuidados devo ter?

Nas compras via Internet é importante assegurar que o envio contém documentos comprovativos da compra (valor). Deverá igualmente ser tido em conta onde se insere o País de origem do envio e não o país da Compra de Internet (Exemplo - Compra num Site na Alemanha (Comunitário) mas a origem do envio USA (Não Comunitário) tem Controlo Aduaneiro).

Posso gravar e reutilizar os locais de recolha que utilizo frequentemente?

Sim. Pode adicionar locais de recolha frequente. Se tiver gravado um local de recolha frequente pode inseri-lo, basta clicar na Pesquisa, selecionar da sua lista de locais de recolha frequentes e clicar em “Adicionar”. A Pessoa de Contacto, o Telefone e o E-mail, referem-se à pessoa responsável por expedir o envio.

Quais as recomendações para envios com destino fora da União Europeia?

É da responsabilidade do remetente a confirmação da possibilidade da exportação e/ou importação, e documentação eventualmente exigida pelo País de destino.

Para declaração à Alfândega é obrigatório o preenchimento do CN 22 para todos envios que contenham mercadorias de valor até 300 DTS* e sem fins comerciais. No caso de maior valor, deve ser utilizado o CN 23 e discriminado o Código do Sistema Harmonizado (6 primeiros algarismos, de cada mercadoria em exportação). Para facilitar o rápido desalfandegamento em Países como o Brasil, Angola ou China, no CN 22 ou CN23 deverá estar preenchido o campo do valor comercial da encomenda e das taxas pagas.

Todas as encomendas com origem e/ou destinos não comunitários têm de ser sempre acompanhadas por uma fatura, colocadas três copias no exterior dos seus volumes, sendo consideradas dois tipos:

  • Fatura Comercial: Utilizada quando a mercadoria foi comprada pelo Importador - Este tipo de fatura tem de estar de acordo com a legislação (artigo 35 do CIVA).
  • Fatura proforma: Utilizada quando a mercadoria não é alvo de uma transação comercial com o expedidor, sendo utilizada uma fatura proforma desde que o envio sejam amostras, empréstimos, ofertas ou para destruição (para mais informações consulte o ponto 9).

*Nota: A Taxa de câmbio DTS (Direito Especial de Saque) é variável e pode ser consultada no site do Banco de Portugal.

Qual a documentação de transporte obrigatória para o click&ship?

Os documentos de transporte obrigatórios dependem do destino do envio.

  • Nacional e Internacional (comunitário): 3 vias da guia de transporte (2 folhas)
  • Nacional com Cobrança: 3 vias da guia de transporte e 2 vias do documento de cobrança (3 folhas)
  • Internacional (extra comunitário): 4 vias da guia de transporte (2 folhas), sendo que uma será para efeitos de declaração à alfândega.

Todos os documentos de transporte são disponibilizados no momento da finalização da compra online e devem ser impressos pelo utilizador Click&Ship (apenas na frente da folha A4) antes da utilização do serviço.

O que é o Aviso de Desalfandegamento?

É um documento dirigido ao destinatário do objeto que indica as condições necessárias para realizar o desalfandegamento do objeto.

Nota: A CTT Expresso é totalmente alheia a todo o processo de desalfandegamento.

 

No caso de uma devolução de serviço por parte do cliente destinatário (caso em que o cliente recebeu dos CTT os objetos mas os pretende reenviar à origem), qual o procedimento relativamente aos documentos de transporte?

Nestes casos, os documentos de transporte devem ser colocados pelos clientes destinatários (remetentes na devolução), junto dos bens (sujeitos ao Regime de Circulação) ou, sendo caso disso, o código de identificação atribuído pela Autoridade Tributária Aduaneira. Ou seja, a responsabilidade da emissão e comunicação do documento de transporte é do cliente destinatário (remetente na devolução).

Quais os serviços de Logística CTT Expresso?

A Logística compreende a realização de operações que podem ir desde a simples preparação dos objetos, através da rotulagem e produção de documentos, até à gestão de stocks de produtos do Cliente.

A CTT Expresso dispõe de vastas soluções logísticas para cada tipo de negócio, onde cada cliente pode rentabilizar o seu negócio de forma simples e eficaz.

Para mais informações clique aqui.

Posso gravar e reutilizar os locais de entrega que utilizo frequentemente?

Se necessitar de guia de transporte pode adicionar um local de entrega ou selecionar da listagem de locais frequentes um local de entrega.

Preciso de comunicar os documentos de transporte antes de sair com a mercadoria ou basta circular com o documento?

Sim, tem sempre de comunicar os documentos de transporte antes do início do transporte. Deverá circular sempre com o código que foi atribuído a cada documento, ainda que não tenha o impresso consigo.

Como posso solicitar uma recolha Click&Ship?

O pedido de recolha da encomenda deve ser indicado aquando do preenchimento do formulário online, bastando para tal, selecionar a opção de recolha no domicílio e indicar a morada na qual pretende que a CTT Expresso efetue a recolha.

Quais as recomendações para envios com destino E.U.A?

Para envios EMS Internacional, cujos pesos individuais dos itens forem iguais ou superiores a 500 gr. deverá ser cumprido o seguinte procedimento:

Colocação obrigatória e preenchimento correto e integral da Declaração CN 22 em todos os objetos e CN 23 nos objetos com valor comercial.

Que documentos são necessários para se proceder ao Desalfandegamento/Controlo Aduaneiro nos envios recebidos Extra U.E.?

Consoante o tipo de mercadoria. Os mais frequentes estão indicados no Aviso de Desalfandegamento.

É possível a entrega em apartados?

Sim, é possível entregar em apartados nacionais. Para entregas em apartados a morada do destinatário terá de ser a do apartado. Quando a encomenda chegar à Loja CTT, será depositado no apartado um talão de aviso de entrega, com o qual o destinatário poderá levantar a sua encomenda.

A CTT Expresso tem assistência Pós Venda?

Para assistência Pós-venda existe uma área dedicada em esclarecer todas as dúvidas, apoiada por sistemas de informação que permitem dar uma resposta imediata a todas as questões.

Para informações relacionadas com a Aplicação Customer Shipment ou Customer Web Shipment, contacte a nossa equipa de suporte informático, através do telefone 210 470 444 ou do e-mail cshipment@cttexpresso.pt.

Para outas dúvidas use o Formulário de Contactos através do site ou contacte a Linha 707 200 118, disponível dias úteis das 8h às 22h e sábados das 8h às 14h.

Como sei que a recolha ficou marcada?

Após submeter o pedido de recolha, a mesma será processada e é apresentado no ecrã a informação:

  • Data da Recolha
  • Código da Recolha

Através do código de recolha, pode ainda companhar online o estado da sua recolha agendada.

Tabela Resumo:

www.cttexpresso.pt Aplicação Customer Web Shipment recolhas@cttexpresso.pt 707 200 118  

Hora máxima de solicitação de recolhas

Dependente do código postal de origem

 16h / 13h  16h / 13h  12h  12h
Utilizar remetentes frequentes x x - -
Utilizar destinatários frequentes x x - -
Pesquisa de informação sobre as recolhas x - - -

Posso criar e comunicar documentos de transportes em softwares não certificados?

Não. Documentos produzidos em softwares não certificados não têm validade.

Como posso selecionar a data da recolha Click&Ship na minha morada?

A data de recolha é selecionada no momento do preenchimento do formulário online quando está a efetuar a sua compra, com as características do seu envio Click&Ship.

Quando é necessário Despacho Formal de Exportação/Importação?

O Despacho Aduaneiro Único vulgarmente designado por "DU", é necessário quando o valor global das mercadorias exceder, por remessa (conjunto de envios) e declarante, o limiar estatístico previsto nas disposições comunitárias em vigor (1.000 Euros).

Os Serviços Aduaneiros poderão exigir a sua apresentação, para valores de mercadoria abaixo do limiar previsto.

O que é uma Declaração de Valor? Que informação deve conter?

A Declaração de Valor é um documento que deverá ser pedido ao Remetente para, à posteriori, corrigir ou informar o valor do objeto (valor não comercial). É um documento dirigido a Particular-Particular, em que o Remetente não terá incluído (ou indicado o valor correto) aquando do envio do objeto. (Para envios Empresa-Empresa, deverá ser utilizada a Fatura Pró-Forma ou Fatura Comercial.) (ver Exemplo e Minuta para preenchimento).

Declaração de Valor - Exemplo

Declaração de Valor – Formulário

O que é uma franquia?

Regime de isenção total de Direitos Aduaneiros de Importação concedidos nos casos e nas condições expressamente previstas no regulamento (CEE) Nº 918/83 do Conselho de 28/3/1983.

Os serviços CTT Expresso têm IVA? Qual a percentagem?

Sim, estão sujeitos a IVA, à taxa legal em vigor.

Para quando posso agendar as recolhas Click&Ship? Há um prazo limite?

Sim, há um prazo limite de recolha, até 10 dias úteis após a data da aquisição do serviço, que devera ser preenchido no formulário online Clikc&Ship.

O que é se pode considerar uma Exportação Temporária? Em que condições?

Mercadorias Exportadas em execução de um Contrato de Aluguer ou cedidas a título de empréstimo, cuja propriedade se mantém na posse do Expedidor. A mercadoria sai do País temporariamente, por várias razões. (Exemplos: Reparação, Exposições, Demonstrações). O motivo da exportação tem que estar bem explícita na fatura.

Como posso criar os documentos de transporte exigidos por lei?

A criação dos documentos de transporte pode ser efetuada:

- Através de software certificado;

- Através de software criado internamente;

- Directamente no Portal das Finanças;

- Através detipografias autorizadas.

Como posso comunicar à Autoridade Tributária Aduaneira os elementos dos documentos emitidos criar os documentos de transporte exigidos por lei?

A comunicação à Autoridade Tributária Aduaneira pode ser feita de duas formas:

- Por transmissão eletrónica de dados para a Autoridade Tributária Aduaneira, no caso do Documento de Transporte devidamente autenticado e no caso da respetiva emissão ser feita no site das finanças.

- Através de serviço telefónico disponibilizado para o efeito, com a indicação dos elementos essenciais do documento emitido e com a obrigatoriedade de os mesmos dados serem inseridos no Portal da Finanças até ao 5º dia útil seguinte.

O que são direitos aduaneiros?

Imposições tarifárias da CE cobrado sobre mercadorias importadas de Países não Comunitários.

Estou sempre sujeito a pagamento de IVA?

O pagamento de IVA depende da seguintes características:

  • Tipo de sujeito/aquirente do serviço (particular ou empresa)
  • Origem e Destino do envio
  • Sede social do cliente (no caso de ser pessoa coletiva/sujeito passivo)

Regras de aplicação do IVA:

  • Sujeito passivo com sede em Portugal Continental, Açores e Madeira (Pessoa Coletiva) - Todos os envios internacionais com origem em Portugal estão isentos ou não sujeitos ao pagamento do IVA.
  • Sujeito não passivo (Pessoa Singular) – Os envios com origem nas Ilhas e qualquer destino fora de Portugal, estão isentos (Artigo 14º, nº 1, alínea t) do CIVA) ao pagamento do IVA.

Em ambos os casos, quer seja pessoa singular ou coletiva, os serviços complementares aos envios (como o caso da cobrança, o frágil, etc.) estão sempre sujeitos ao pagamento do IVA.

  • Sujeito Passivo com sede na U.E. ou fora da U.E (Pessoa Coletiva) – Os envios e os serviços especiais, estão isentos ao pagamento do IVA (Artigo 6º, nº 6 Alínea a) do CIVA).

Qual o horário da recolha? Posso agendar a recolha para o dia seguinte à compra?

As recolhas CTT Expresso, são asseguradas entre as 9h e as 18h na data selecionada.

Para garantir que a recolha é efetuada no dia seguinte à compra, deve assegurar o agendamento da mesma antes das 16h.

Quando é necessário Despacho Formal de Exportação/Importação?

O Despacho Aduaneiro Único vulgarmente designado por "DU", é necessário quando o valor global das mercadorias exceder, por remessa (conjunto de envios) e declarante, o limiar estatístico previsto nas disposições comunitárias em vigor (1.000 Euros).

Os Serviços Aduaneiros poderão exigir a sua apresentação, para valores de mercadoria abaixo do limiar previsto.

Sou um cliente com envio reduzido de encomendas. Tenho vantagens em utilizar os serviços Pré-Comprados nas Lojas CTT?

Sim. Os serviços pré-comprados da CTT Expresso são desenhados para responder de forma cómoda e económica (até 30% sobre preço base) aos Clientes que fazem envios esporádicos.

Saiba mais aqui sobre estas soluções.

Quando recebo um objeto internacional pago o Serviço de Apresentação à Alfândega?

A Taxa de Apresentação à Alfândega só é cobrada quando houver um despacho da Alfândega associado.

Qual a morada e contacto dos Refugos Postais?

Morada:

Rua do Sol ao Rato 104- A
1250-263 LISBOA

Contactos:

Tel. 217991373 e 217991374
Fax 217991377

Horário

Das 9.00h às 17.30h

 

O que é o Aviso de Desalfandegamento?

É um documento dirigido ao destinatário do envio que indica as condições necessárias para realizar o desalfandegamento.

Nota: A CTT Expresso é totalmente alheia a todo o processo de desalfandegamento.

Tenho sempre de imprimir os documentos de transportes para que estes acompanhem as mercadorias?

Se os documentos forem processados por via eletrónica, a atribuição do código dispensa a impressão do documento.

Qual o peso máximo permitido para cada envio?

O peso máximo de um envio Click&Ship é 10 kg. O envio de uma encomenda com peso acima deste limite não será aceite pela CTT Expresso, dado não se encontrar nas condições de utilização do Click&Ship.

Durante um transporte, verificou-se uma alteração ao local de destino. Como devo proceder?

A alteração ao local de destino ocorrida durante o transporte, assim como a não aceitação imediata e total dos bens transportados obrigam à emissão de um documento de transporte adicional em papel, o qual deve identificar a alteração e o documento alterado.

Que documentos são necessários para se proceder ao Desalfandegamento/Controlo Aduaneiro nos envios recebidos Extra U.E.?

Consoante o tipo de mercadoria. Os mais frequentes estão indicados no Aviso de Desalfandegamento.

Nota: A CTT Expresso é totalmente alheia a todo o processo de desalfandegamento.

Quais as dimensões máximas e mínimas de cada envio?

As medidas do envio, calculadas através da soma do comprimento mais 2 vezes a largura mais 2 vezes a altura, não poderão ultrapassar os 300cm, sendo que o comprimento não poderá ser superior a 150cm.

  • Comprimento + 2Largura + 2Altura <= 300 cm 
  • Comprimento <= 150 cm

A dimensão da embalagem deve também permitir a colocação da Guia de Transporte numa das faces pelo que os limites mínimos são:

  • Comprimento > 22,2 cm
  • Largura > 15,2 cm (medidas de uma Guia de Transporte)

Caso o envio Click&Ship não respeite os limites de dimensões, não será aceite pela CTT Expresso, dado não se encontrar nas condições de utilização do Click&Ship.

Mais informações aceda a Peso e Dimensões.

A que outras imposições podem estar sujeitas as mercadorias, para além dos Direitos Aduaneiros?

IVA; IEC (Imposto Especial de Consumo); Ilhas Canárias (IGIC, AEIM e RM).

Para consultar os anexos, utilize o Adobe Acrobat Reader

Como liquidar a minha fatura CTT Expresso?

  • Pagamento por Transferência Bancária (NIB fornecido pela CTT Expresso)

Preencha o campo Descritivo da Transferência com o seu número de cliente e envie o comprovativo para transferencias@cttexpresso.pt com informação dos números dos documentos a liquidar.

  • Pagamento por Cheque

Envie o cheque cruzado (no verso anote o seu nº de cliente) juntando o destacável do recibo e emitindo-o à ordem de CTT Expresso - Serviços Postais e Logística, SA enviado para a morada:

CTT Expresso - Serviços Postais e Logística S.A.

Av. D. João II LT 1.12.3 Piso 3

1999-001 LISBOA

  • Pagamento através dos CTT

Poderá deslocar-se a uma Loja CTT para efetuar o pagamento da sua fatura. Para esclarecimentos adicionais deverá contactar-nos através do e-mail: transferencias@cttexpresso.pt

  • Pagamento por Débito Direto

Caso pretenda o pagamento por débito direto, deverá contactar o seu Gestor de Cliente.

Devo incluir o Código Pautal de objeto?

Se for um Remetente Comercial, ou enviar objetos com valor comercial, a inclusão do Código Pautal do objeto na Guia de Transporte (Carta de Porte) possibilita o rápido Desalfandegamento do seu objeto.

Como posso acondicionar corretamente o meu envio?

Para garantir o melhor acondicionamento e respetiva segurança do envio deverá consultar o Manual de Acondicionamento Envios, onde se apresentam as melhores práticas de embalagem e acondicionamento de encomendas. O embalamento e acondicionamento do envio é da inteira responsabilidade do cliente.

O que é o Despacho Único Aduaneiro?

Todos os envios com origem/destino nas ilhas Canárias, Ceuta, Melilla e Gibraltar estão sujeitos a um controlo aduaneiro e são submetidos ao pagamento de uma taxa alfandegária (DUA) na origem e no destino, podendo sofrer atrasos nas entregas. Os envios (à exceção de Documentos, que não necessitem de trâmites aduaneiros) deverão ser acompanhados de Fatura Comercial/Proforma (transações entre empresas) ou Declaração de Conteúdo (transações entre particulares).

Para entrada nas ilhas Canárias, estes envios obrigam ao pagamento de:

- DUA Saída Península (Cliente Expedidor)

- DUA Entrada Canárias + Impostos Canárias (IGIC, AEIM e RM) (Cliente Destinatário)

Para entrada na Península, estes envios obrigam ao pagamento de:

- DUA Saída Canárias ou Gestão Baixo Valor (Cliente Expedidor)

- DUA Entrada Península + IVA correspondente (Cliente Destinatário)

Vou efetuar um transporte cujo destinatário não conheço na altura da saída dos bens. Como devo proceder?

Sempre que o destinatário não seja conhecido na altura de saída dos bens, os documentos de transporte são processados globalmente e deverá ocorrer uma comunicação (do novo documento) através do serviço telefónico.

O que é uma Fatura Proforma? Que informação deve conter?

A Fatura Proforma, é um documento que acompanha o objeto, para indicar o valor da mercadoria sem valor comercial. É um documento dirigido a Empresa-Empresa que acompanha uma amostra ou produto para teste, sem existir transação comercial. A Fatura Proforma é idêntica a uma Fatura Comercial, mas sem Nº de fatura.

Em que Pontos CTT posso entregar a minha encomenda?

Pode entregar num dos mais de 1000 Pontos CTT  existentes, selecionando-o diretamente nos “Dados do remetente”, no momento do preenchimento do formulário Click&Ship. No ato da entrega deverá fazer-se acompanhar de três vias da Guia de Transporte associada ao envio correspondente (4 vias nos envios para destinos internacionais).

Encontre o Ponto CTT mais perto de si.

Para que destinos posso efetuar envios Click&Ship?

O serviço Click&Ship permite efetuar envios para todo o território ibérico, nomeadamente Portugal e Espanha e para mais de 220 países em todo o mundo

Devo incluir o meu Nº de Contribuinte ou VAT number?

Sim, se for um remetente comercial ou enviar objetos com valor comercial.

O que é o Despacho Único Aduaneiro?

Todos os envios com origem/destino nas ilhas Canárias, Ceuta, Melilla e Gibraltar estão sujeitos a um controlo aduaneiro e são submetidos ao pagamento de uma taxa alfandegária (DUA) na origem e no destino, podendo sofrer atrasos nas entregas. Os envios (à exceção de Documentos, que não necessitem de trâmites aduaneiros) deverão ser acompanhados de Fatura Comercial/Proforma (transações entre empresas) ou Declaração de Conteúdo (transações entre particulares).

Para entrada nas ilhas Canárias, estes envios obrigam ao pagamento de:

- DUA Saída Península (Cliente Expedidor)

- DUA Entrada Canárias Impostos Canárias (IGIC, AEIM e RM) (Cliente Destinatário)

Para entrada na Península, estes envios obrigam ao pagamento de:

- DUA Saída Canárias ou Gestão Baixo Valor (Cliente Expedidor)

- DUA Entrada Península IVA correspondente (Cliente Destinatário)

No caso dos envios para os Açores ou Madeira, qual o tempo estimado para a entrega?

Todos os envios Click&Ship com destino às ilhas da Madeira preveem o padrão de serviço que o utilizador Click&Ship selecionar – 1 dia útil ou 2/3 dias úteis.

Os envios Click&Ship com destino às ilhas dos Açores por questões inerentes às condições de transporte ou condições meteorológicas poderão sofrer alterações.

Consulte os nossos Padrões de entrega nas ilhas.

Nos envios internacionais, quais as regras que devo ter em conta?

Caso o País de destino do seu envio não pertença à União Europeia é obrigatório o preenchimento dos campos “Dados para Alfândega”. Será utilizado para todos os envios que contenham mercadorias de valor até 300 DTS* e sem fins comerciais. No caso de maior valor é discriminado o Código do Sistema Harmonizado (6 primeiros algarismos, de cada mercadoria em exportação). Para facilitar o rápido desalfandegamento em Países como o Brasil, Angola ou China deverá estar preenchido o campo do valor comercial da encomenda e das taxas pagas.

*Nota: A Taxa de câmbio DTS (Direito Especial de Saque) é variável e pode ser consultada no site do Banco de Portugal. Para mais informações consulte a página de dúvidas frequentes sobre exportação.

Existem restrições no transporte de produtos para destinos internacionais?
É possível definir um Ponto CTT para o meu destinatário ir levantar a encomenda caso não pretenda a entrega numa morada domiciliária?

Sim. No momento do preenchimento do formulário Click&Ship poderá selecionar, de entre os mais de 1000 Pontos CTT, aquele que mais lhe convenha para o seu destinatário ir levantar a encomenda.

Como posso saber o preço do envio Click&Ship?

A ferramenta Click&Ship permite efetuar uma simulação previamente à compra do seu envio. Esta simulação tem como base a seguinte informação:

  • Código Postal de origem - remetente
  • Código Postal  e destino - destinatário
  • Prazo de entrega - nº de dias

O pagamento do serviço Click&Ship é sujeito a IVA?

Sim. O serviço Click&Ship inclui as condições de IVA em vigor à data do pagamento do serviço, bem como à região de origem e de destino do envio, valor esse que será indicado tanto na simulação como no preço final do envio.

Quais os meios de pagamento do Click&Ship?

O meio de pagamento disponível para o Click&Ship é o cartão de crédito (Visa, Mastercard, MB Net).

Como obtenho a Fatura do envio e a Documentação de Transporte da minha encomenda?

Após confirmação do pagamento do serviço, na página Click&Ship serão disponibilizados links para download da fatura eletrónica e da Documentação de Transporte correspondente ao envio. Este link é também fornecido para o e-mail do utilizador.

A documentação de transporte não deve ser colada na caixa. Os serviços de distribuição da CTT Expresso, asseguram a disponibilização de uma saqueta plástica para colocação dos documentos na caixa.

Caso ocorra alguma anomalia na receção do email ou na visualização dos links, deverá contactar a Linha CTT Expresso707 200 118, disponível dias úties das 8h às 22h e sábados das 8h às 14h.

Posso alterar os dados de envio após emissão da Documentação de Transporte?

Não será possível alterar os dados de envio após emissão da Documentação de Transporte.

Para que tal não ocorra, deverá sempre validar e confirmar se preencheu todos os dados do envio corretamente antes de efetuar o pagamento.

Como posso posteriormente saber a localização da minha encomenda?

Pode seguir a sua encomenda e saber a localização da mesma no site CTT Expresso em Seguir Encomendas.

Basta inserir o código do envio (ex: EA123456789PT) e clicar em Procurar.

Onde posso consultar as Condições de Venda do Click&Ship?

As Condições Gerais de Venda Click&Ship podem ser consultadas no site da CTT Expresso, no momento de confirmação do seu pedido Click&Ship ou solicitadas presencialmente num Ponto CTT.

Onde posso consultar as Condições Gerais de Transporte?

As Condições Gerais de Transporte podem ser consultadas no site da CTT Expresso a qualquer momento, no ato de confirmação do seu pedido Click&Ship ou solicitadas presencialmente num Ponto CTT.

Como posso comunicar à Autoridade Tributária e Aduaneira os elementos dos documentos emitidos para criar os documentos de transporte exigidos por lei?

A comunicação pode ser efetuada por transmissão eletrónica de dados para a Autoridade Tributária Aduaneira, no caso do Documento de Transporte devidamente autenticado e no caso da respetiva emissão ser feita no site das finanças. Pode ser efetuada também através de serviço telefónico disponibilizado para o efeito, com a indicação dos elementos essenciais do documento emitido e com a obrigatoriedade de os mesmos dados serem inseridos no Portal da Finanças até ao 5º dia útil seguinte.

A CTT Expresso não se responsabiliza pelas comunicações à Autoridade Tributária e Aduaneira, sendo as mesmas da inteira responsabilidade do utilizador Click&Ship.

Que serviços adicionais estão disponíveis para envios Click&Ship?

O Click&Ship permite associar dois serviços adicionais, nomeadamente a Cobrança e o Seguro Extra.

É possível adicionar o atributo de Cobrança para envios em Portugal.

A Cobrança possibilita receber valores do destinatário (até ao limite de 2.500 euros), por ordem do utilizador Click&Ship. A Cobrança está disponível para envios com entrega em morada domiciliária e aos Pontos CTT exceto nas Lojas Worten. A seleção desta opção de envio implica a impressão de um documento de cobrança que receberá após o pagamento do  Click&Ship.

O Seguro Extra está disponível para todos os envios ibéricos e internacionais.

O Seguro Extra permite aumentar os limites do seu seguro, até ao valor máximo de 12.500 euros e está disponível para toda a tipologia de envios.

Concluí o Click&Ship, como faço a expedição?

Após a conclusão do processo de compra de um envio Click&Ship, deverá seguir os 4 passos seguintes:

  • 1º - Imprima a documentação de transporte enviada através do link para download
  • 2º - Embale o seu produto e entregue diretamente num dos mais de 1000 Pontos CTT ou aguarde a recolha pela CTT Expresso na morada que indicou
  • 3º - Entregue a documentação de transporte e guarde o comprovativo de entrega do seu envio
  • 4º - Acompanhe a sua encomenda através a APP dos CTT (descarregue aqui) ou aceda à ferramenta de Track & Trace - Seguir Encomendas

O meu destinatário é informado que tem uma encomenda por receber?

Sim, o destinatário receberá um email/sms a informá-lo quando será efetuada a entrega do objeto na morada definida ou que este se encontra num Ponto CTT para levantamento.

Como tenho garantia de que a minha encomenda Click&Ship foi entregue?

O remetente ficará a saber se o seu envio Click&Ship foi entregue com sucesso através da receção de um email/sms com essa informação. Para além disso, o cliente tem disponível no Track&Trace a prova de entrega com assinatura do destinatário no site CTT Expresso em Seguir Encomendas.

Caso o envio seja devolvido, o remetente também recebe um sms/email com a explicação do motivo da devolução.

Como posso anular um envio Click&Ship?

Para anular envios Click&ship terá de contactar a Linha CTT Expresso 707 200 118 ou enviar um email para ems@cttexpresso.pt e fornecer os dados do envio para se efetuar a anulação do mesmo. Este procedimento só será válido caso o envio ainda não tenha entregue num Ponto CTT ou recolhido pelos serviços de distribuição CTT Expresso.